Apesar de hoje ser, teoricamente, um dia para refletir sobre a vida, lembrar das pessoas que fizeram parte da nossa vida e se foram, vamos combinar que está rolando muitas festinhas, churras e etc por ai, né isso?
Não desrespeitando esse sentimento, que tal falar de coisa boas, ótimas e engaçadas? Afinal, ficar triste faz parte da vida, mas sorrir é muito melhor!!!
De todos os feriados internacionais, o de hoje é o que eu mais gosto, Día de los Muertos. Nós comemoramos o Dia de Finados, mas a festa não é tão grandiosa como no México. Os mexicanos incorporam mesmo essa tradição e vão levando desde os antigos indígenas (visto que é uma tradição indígena) até os dias atuais, de forma sempre irreverente e muito colorida.
Pode-se dizer que o povo mexicano é um povo muito fervoroso e fiel à sua tradição.
Vejam algumas fotos
Altar tradicional do Día de los Muertos
Pão de morto, comida típica do dia
Caveira feita de açúcar, chocolate e amaranto
Mais um altar tradicional mexicano
Esses são alguns dos símbolos dessa data. As pessoas também vão aos cemitérios, enfeitam as sepulturas (como fazemos no dia de finados), fazem oferendas e visitas.
Oferenda asteca do dia dos mortos
Outro símbolo importantíssimo dessa cultura é La Catrina, um esqueleto de uma dama da alta sociedade.
La Catrina é a esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos.
Então, aqui foi um pouquinho da história dessa festa tão comemorada no México e que nós também gostamos e comemoramos à nossa maneira.
Fiquem com mais algumas imagens e um videozinho que encontrei. Beijocas!
Vídeo: